domingo, 20 de maio de 2012

Papel Machê

Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.
Veja abaixo uma receita de papel machê
Ingredientes:
- Jornais
- Cola fria (branca)
- Recipiente
- Pincéis para dar o acabamento
Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os num recipiente.
Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem.
Deixe o papel amolecendo por 10 a 12 horas, no mínimo.
Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água, formando bolas que coloca no recipiente
Adicione cola e forme uma massa, de preferência, compacta.
Trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada. Poderá recorrer a moldes como pratos de louça velhos ou garrafas, mas também pode criar seus próprios moldes, utilizando jornal torcido. Pinte a sua peça a gosto.


Papel Machê ... Curiosidade: Os chineses, que inventaram o papel, foram os primeiros a utilizar a polpa do papel machê para moldar capacetes para a guerra. No século VIII, alguns deles foram capturados pelos árabes, durante a guerra contra a Pérsia, e como prisioneiros, ensinaram-lhes a arte de reciclar. Essa arte chegou até Marrocos, espalhando-se para a Europa, tendo sido os artesãos franceses, que iniciaram a sua utilização para fins artísticos.


Olhem só que coisa mais fofa esse gato reciclado, coberto de papel machê!

Não é uma ótima idéia para aproveitarmos tantos potes de shampoo, filtro solar, hidratantes, etc? Com essa base fica mais fácil trabalhar, e ficam simplesmente liiiiindos!

Olhem o detalhe do peixinho, que fofo!

Sem comentários:

Enviar um comentário